segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lippi e Goldman discutem cronograma da Toyota

 
Uma reunião entre o governador Alberto Goldman, a direção da Toyota e o prefeito Vitor Lippi (PSDB) deve acontecer amanhã, pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes. A expectativa é que a montadora japonesa anuncie o cronograma de instalação de sua fábrica em Sorocaba. A informação foi dada pelo próprio chefe do Poder Executivo em entrevista a uma rádio da cidade e confirmada pela Secretaria de Comunicação no início da noite. Por meio de nota enviada à redação, a assessoria de imprensa da empresa confirmou o encontro mas não adiantou a pauta do encontro.

Fonte: Cruzeiro do SulA montadora será a âncora do Parque Tecnológico da cidade e vem desenvolvendo obras de terraplanagem para construção do futuro prédio, com a expectativa de produzir cerca de 150 mil automóveis por ano, em um investimento superior a R$ 1,6 bilhão. A escolha da montadora japonesa por Sorocaba foi anunciada em 2008. A construção da fábrica foi iniciada em agosto e ficará numa área de 480 hectares, na Rodovia Castello Branco. A promessa é que sejam criados 2.500 empregos diretos.

A escolha por Sorocaba, segundo os executivos da empresa, levou em conta não só a proximidade com a capital do Estado, mas também a presença de uma infraestrutura dotada de mão-de-obra qualificada na área de metal-mecânica e autopeças. A expectativa é que as atividades da fábrica sejam iniciadas em 2011.



Obras a todo vapor



Mesmo com a chuva dos últimos dias as máquinas que trabalham na terraplanagem do terreno continuam no canteiro de obras onde a fábrica da montadora japonesa será construída. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, revela que reuniões semanais entre os técnicos que trabalham na construção e a secretaria são feitas para discussão de detalhes sobre a obra. Além disto, afirma o secretário, as obras na Castello Branco estão a todo vapor.

A Toyota ficará no Parque Tecnológico da cidade que deve começar a ser construído no final de setembro. De acordo com a Secretaria de Comunicação de Sorocaba, a prefeitura trabalha atualmente no processo de licitação para a execução dos serviços de terraplanagem da área onde será construído o platô do Núcleo Central do Parque Tecnológico. A primeira etapa da obra (metade do Núcleo) terá aproximadamente 11 mil metros quadrados de área construída e deverá ser concluída até outubro de 2011.

Projeto realizado em parceria com o Governo do Estado, Lippi destaca que o Parque Tecnológico representará um novo marco no desenvolvimento econômico de Sorocaba e região, funcionando como um centro de pesquisas destinado a empresas que buscam avançadas tecnologias. Localizado no final da Avenida Itavuvu, ele ocupará uma área de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados. Entre as universidades que já manifestaram interesse em se instalar no Parque Tecnológico estão a Ufscar, PUC, USP, Uniso, Unesp e Fatec.

Nenhum comentário para “Lippi e Goldman discutem cronograma da Toyota”

Leave a reply

Blog de monitoramento do projeto de articulação das "Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping de Metal Mecânica"
 
© 2009 Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico. Todos os direitos reservados
Design by PsdVibe