segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inovação como diferencial competitivo é tema de workshops no Paraná

 
O Sebrae Nacional e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) realizam em todo o Brasil, uma série de 100 workshops sobre inovação para micro e pequenas empresas. Pelo segundo ano consecutivo, cidades paranaenses recebem a iniciativa que traz o tema “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação”. Neste ano, os workshops serão realizados especificamente para empresários dos setores da construção civil, varejo, vestuário, metal-mecânico, móveis, serviços e agronegócios, um diferencial com relação à edição de 2009...

Fonte: ParanashopCom o apoio do Sebrae/PR, durante os meses de julho e agosto especialistas nacionais, escolhidos pela ANPEI, vão percorrer 18 municípios nas regiões centro-sul, noroeste, norte, oeste e sudoeste do Estado, regiões de forte atuação do Sebrae/PR. A proposta dos workshops é disseminar entre os empresários a importância da adoção de medidas inovadoras no dia a dia dos negócios e conscientizá-los da necessidade de se investir em inovação para manter a competitividade empresarial.

Durante os workshops, são abordados pontos como definição de inovação, os tipos e formas de inovação, as posturas que devem ser adotadas pelos empresários para inovar, custos e riscos do processo e ganhos da inovação, específicos em cada um desses setores. Além da palestra e orientações dos especialistas, os empresários terão a oportunidade de conhecer casos de empresas beneficiadas com modelos de inovação.

Nos encontros, também serão apresentadas ferramentas disponíveis no mercado para que a pequena empresa tenha auxílio para praticar a inovação. Um exemplo é o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, uma solução do Sebrae destinada às empresas com faturamento anual inferior a R$ 2,4 milhões, dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio. Os serviços tecnológicos oferecidos abrangem as áreas de design, metrologia, alimentos seguros, desenvolvimento de novos produtos, meio ambiente, eficiência energética, saúde e segurança no trabalho e tecnologia industrial básica.

Os workshops ainda serão acompanhados por jovens recém-formados que atuam no Projeto Agentes Locais de Inovação, uma estratégia do Sebrae Nacional para levar a cultura da inovação ao dia a dia dos pequenos negócios. Assim, os profissionais, que moram na mesma região das empresas e passam por uma capacitação intensa, terão a oportunidade de prospectar novas empresas para desenvolver trabalhos de acompanhamento sobre o nível de inovação desses empreendimentos. Com base em diagnósticos, os agentes locais de inovação identificam problemas e sugerem soluções.

Segundo o gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, a realização dos workshops é uma forma de democratizar o acesso à informação, levando às cidades paranaenses especialistas nacionais no tema inovação. “Para quem está em um ambiente competitivo, a sua diferenciação não está só no conhecimento, mas sim o que você faz com o conhecimento e isso é inovar. O workshop é um instrumento para massificar esse conhecimento”, diz o gerente.

Ainda de acordo com Castanharo, a inovação independe do porte da empresa. “O empresário precisa considerar a inovação como um processo e não como uma coisa esporádica. E para inovar, o empresário precisa de conhecimento sobre quem é o seu cliente, seu produto, quais soluções tecnológicas estão disponíveis no mercado. O Sebrae/PR auxilia nesse processo para que a pequena empresa tenha acesso mais fácil e barato a soluções que proporcionem inovação”, observa.

O consultor Aloísio Aleixo Pereira Cerqueira, da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, explica que os workshops serão realizados gratuitamente, nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Paranavaí, Salto do Lontra, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Curitiba, Matinhos, Arapongas, Londrina, Apucarana, Ortigueira e Jacarezinho.

“Os workshops reforçam o conceito de inovação para os empresários, que precisam pensar em inovação como parte da gestão empresarial e parte do processo administrativo. Para inovar, o empresário deve se livrar de preconceitos e ser receptivo a novas ideias, ouvir as oportunidades do mercado e fazer diferente para alcançar melhores resultados", ressalta o consultor.

Programação

O primeiro workshop “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação” foi realizado em Campo Mourão, no dia 13 de julho, para empresários do setor metal-mecânico. No dia 20 de julho, um novo workshop será realizado no município, agora para empresários do setor do varejo, às 19 horas, no escritório do Sebrae/PR.

Depois de Campo Mourão, estão programados mais oito workshops na região noroeste. Em Maringá, no dia 22 de julho, às 19 horas, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, para empresários do setor de metal-mecânico. Em Umuarama, três workshops serão realizados no escritório do Sebrae/PR, às 19 horas, nos dias 27 de julho, para empresários de móveis; no dia 28 de julho, para empresários do varejo e no dia 29 de julho, para empresários do setor de serviços.

Já em agosto, três workshops serão realizados na sede da Regional Noroeste do Sebrae/PR em Maringá, no dia 2 de agosto, às 8 horas, para empresários do setor de agronegócio; no dia 3 de agosto, às 19 horas, para empresários do setor da construção civil; e no dia 5 de agosto, às 19h30, para empresários do setor de varejo. Fechando a programação na região noroeste, um workshop será realizado em Paranavaí, no dia 2 de agosto, às 19 horas, no escritório do Sebrae/PR, para empresários do setor de varejo.

Na região oeste, os workshops acontecem em Cascavel, no dia 21 de julho, às 8 horas, na sede da Regional Oeste do Sebrae/PR, para empresários da construção civil; em Foz do Iguaçu, no dia 22 de julho, às 18h30, no escritório do Sebrae/PR, para empresários do setor de varejo; e em Toledo, às 8 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), para empresários do setor de vestuário.

Na região sudoeste, os workshops acontecem em Salto do Lontra, no dia 10 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação Comercial Empresarial de Salto do Lontra (ACESLO), para empresários do setor do varejo; em Francisco Beltrão, no dia 11 de agosto, às 8 horas, no escritório do Sebrae/PR, para empresários do setor de varejo; em Dois Vizinhos, no dia 11 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV), para empresários do setor do varejo; e em Pato Branco, no dia 12 de agosto, às 19 horas, na sede da Regional Sudoeste do Sebrae/PR, para empresários do setor de serviços.

Na região norte, os workshops acontecem em Arapongas, no dia 18 de agosto, às 19h30, na sede do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), para empresários do setor de móveis; em Londrina, no dia 19 de agosto, às 14 horas, na sede da Regional Norte do Sebrae/PR, para empresários do setor de varejo; em Apucarana, no dia 24 de agosto, às 19h30, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), para empresários do setor do vestuário; em Ortigueira, no dia 25 de agosto, às 19h30, na Agência do Trabalhador, para empresários do setor de varejo; e em Jacarezinho, no dia 26 de agosto, às 19h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA), para empresários do setor de varejo.

Já na região centro-sul, os workshops serão realizados em Curitiba, no dia 16 de agosto, às 19 horas, na sede do Sebrae/PR, para empresários da construção civil, e no dia 17 de agosto, às 19 horas, também na sede do Sebrae/PR, para empresários de móveis; e em Matinhos, no dia 16 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA), para empresários do setor de móveis.

As inscrições para o workshop “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação” podem ser efetuadas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/PR no 0800 570 0800.

Nenhum comentário para “Inovação como diferencial competitivo é tema de workshops no Paraná”

Leave a reply

Blog de monitoramento do projeto de articulação das "Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping de Metal Mecânica"
 
© 2009 Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico. Todos os direitos reservados
Design by PsdVibe