terça-feira, 13 de julho de 2010

Emprego industrial teve 5ª alta seguida em maio

 
O emprego industrial registrou em maio o melhor desempenho apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em quase seis anos, puxado por São Paulo. A ocupação no setor aumentou 4,2% ante igual mês do ano passado, a maior alta desde outubro de 2004, quando houve igual crescimento. Em relação ao mês anterior, o número de vagas teve elevação de 0,3%, na quinta alta consecutiva nessa base de comparação...

Fonte: O Estado de São Paulo O técnico da coordenação de indústria do instituto, André Macedo, disse que o crescimento em relação a maio de 2009 deve ser relativizado, já que reflete uma base de comparação muito deprimida do ano passado, quando a ocupação industrial havia caído 6,1% no mês. Apesar da ressalva, ele avalia que "há maior ritmo de contratações, independente dos efeitos da base".

Macedo observou que o tombo provocado pela crise no mercado de trabalho industrial foi tão forte que, mesmo com a recuperação do emprego no setor em curso desde julho do ano passado, o nível da ocupação ainda está 3% abaixo do ponto recorde, que foi registrado em setembro de 2008.

Segundo ele, o ritmo de reação do emprego está sempre aquém da produção porque tradicionalmente as contratações são retomadas de forma mais lenta, já que envolvem custos elevados e necessidade de confiança na economia em longo prazo.

Para analistas, os dados de maio mostram uma pequena desaceleração no crescimento do emprego na indústria. Bernardo Wjuniski, da Tendências, vê "um ritmo mais brando" na expansão da ocupação no setor, acompanhando a acomodação diagnosticada na atividade industrial em abril e maio. No entanto, apesar do menor ritmo de recuperação, ele acredita que "o cenário para o mercado de trabalho continua positivo".

Os economistas do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) observam, em relatório sobre a pesquisa do IBGE, que "apesar da trajetória positiva, é notória a desaceleração do aumento do emprego industrial em abril e maio". O argumento é que, ante mês anterior, foram registradas variação de 0,3% em janeiro, de 0,5% em fevereiro e de 0,8% em março.

Eles ressaltam, entretanto, que "vale dizer que os dados não apontam para um revés". Segundo o Iedi, "a perspectiva permanece positiva", especialmente porque o Estado de São Paulo tem puxado as contratações de novos empregos na indústria. 

Nenhum comentário para “Emprego industrial teve 5ª alta seguida em maio”

Leave a reply

Blog de monitoramento do projeto de articulação das "Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping de Metal Mecânica"
 
© 2009 Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico. Todos os direitos reservados
Design by PsdVibe