quarta-feira, 21 de julho de 2010

China consome mais energia que EUA!

 No ano 2000 os EUA consumiram duas vezes mais energia do que a China. Em 2009, dados recentemente anunciados pela IEA – International Energy Agency, entidade que congrega 28 países industrializados consumidores de petróleo bruto e monitora o uso de energia no mundo, baseada em Paris, informam que a China consumiu 4% a mais de energia que a potência norte-americana. Desde o início do século passado os EUA sempre foram o número um desta lista. Para quem vem acompanhando a evolução destes dados não há surpresa, face aos anos de rápido crescimento econômico chinês, que culminaram com o forte aumento do PIB também em 2009 ao mesmo tempo que os EUA enfrentaram um difícil ano, afetado pela recessão...


Fonte: Exame
A China, que não faz parte da IEA (a Ásia está presente na agência com o Japão e a Coréia do Sul – o Brasil também é ausente) refutou esta informação, sem maiores explicações mas dizendo que os dados divulgados não são confiáveis. Na verdade a preocupação dos chineses com o tema resulta do fato de que praticamente setenta por cento de sua energia é derivada de combustíveis fósseis, com predomínio do carvão, grande causador de poluição. Esforço tem sido feito pelo país ao incrementar o uso de energias renováveis, em particular de origem eólica e solar, preparando igualmente o caminho para vasto uso de energia nuclear. A grande preocupação que se tem é que o consumo per capita na China ainda é bastante baixo se comparado a outras economias mundiais, com uma população que supera um bilhão e trezentos milhões de habitantes.

Estamos claramente iniciando uma nova era na ordem mundial no que toca ao consumo de energia. Sua ligação com as grandes preocupações nos temas, hoje centrais, de variação climática e emissões de gases de efeito estufa vão cada vez mais aprofundando a noção de que a continuidade do crescimento economico do mundo e a melhoria da qualidade de vida no planeta estão diretamente subordinadas à capacidade do homem de lidar adequadamente – em toda parte - com a temática de geração de energia.

Nenhum comentário para “China consome mais energia que EUA!”

Leave a reply

Blog de monitoramento do projeto de articulação das "Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping de Metal Mecânica"
 
© 2009 Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico. Todos os direitos reservados
Design by PsdVibe